Fale Conosco
1
Fale Conosco

Com 2019 fraco e coronavírus, economia brasileira começa ano com lentidão

06 de Março de 2020

O marasmo que dominou a economia brasileira no fim do ano passado não vai dar lugar a um crescimento mais robusto. Neste início de ano, segundo a leitura de bancos e consultorias, a atividade econômica deve seguir num ritmo bastante fraco, segundo analistas ouvidos pelo G1.

Depois da divulgação do dado fechado de 2019 – que mostrou crescimento de 1,1% –, os analistas já refazem as contas e devem reduzir as projeções para o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre e do ano como um tudo.

Por ora, os economistas avaliam que a economia deve crescer entre 1,5% e 2% neste ano.

Além do fraco resultado de 2019, a economia brasileira vai ser afetada pelo coronavírus – o impacto inicial estimado no Produto Interno Bruto (PIB) deste ano é entre 0,2 e 0,3 ponto percentual – e também por um enfraquecimento do consumo das famílias, que foi estimulado pela liberação dos recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviços (FGTS).

"A economia começa 2020 com desafios maiores. Há uma incerteza de quanto tempo vai durar a epidemia do coronavírus", diz Lucas Nobrega, economista do banco Santander. Na projeção dele, o PIB do primeiro trimestre deve crescer apenas 0,2% entre janeiro e março deste ano.

Declare seu Imposto de Renda com a Bevilaqua Contadores Associados

newsletter

Fique por dentro das novidades da nossa empresa

Copyright © 2020 Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo do site, todas as fotos, imagens, logotipos, marcas, dizeres, som, software, conjunto imagem, layout, aqui veiculados são de propriedade exclusiva da Bevilaqua Contabilidade. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer elemento de identidade sem expressa autorização
Byte a Byte